All posts by Lucila Vilar

13jul/16

Edital de Seleção para Tutores EPDS

A Coordenadora do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, do Grupo de Estudo em Educação Cultura e Meio Ambiente/ Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará (EPDS/GEAM/ICED/UFPA),  Profa. Dra. Marilena Loureiro da Silva, no uso de suas atribuições legais sob a  Portaria nº 1299/2015 da Reitoria, torna público o edital e organiza processo de seleção para orientadores de Monografia do referido Curso.

Edital
Ficha de inscrição

28nov/15

Aulas inaugurais de Marabá e Santarém

É com muita satisfação que informamos a todos que as atividades do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social estão sendo retomadas. Os problemas institucionais que impediram o início de curso estão sendo sanados e as providências para iniciarmos já estão em andamento.

Sabemos da ansiosidade de todos para o início das atividades e reiteramos que é grande também a nossa expectativa para que ele se realize, pois acreditamos que a educação é fomentadora de mudanças qualitativas no seio de uma sociedade e que iniciativas como essa são significativas para a formação continuada de todos.

O novo cronograma das atividades já está disponível nessa página.

O cadastro de todos na plataforma está em fase de finalização. Todos receberão um e-mail com o login e a senha. Verifiquem diariamente seus e-mails, inclusive o spam, pois assim que terminarmos os testes da plataforma, as informações de acesso serão encaminhadas a vocês.

Acesse diariamente este site!

Aproveitamos ainda para fazermos a confirmação das aulas inaugurais de Marabá e Santarém que será em conjunto com Itaituba

AULA INAUGURAL – MARABÁ

LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ – UNIFESSPA / POLO MARABÁ – CAMPUS I – SALA 15

DATA: 05/12/ 2015
HORÁRIO: DAS 9H ÀS 18H.

AULA INAUGURAL – SANTARÉM E ITAITUBA

LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA

AUDITÓRIO SALA HA1 DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED CAMPUS RONDON DA UFOPA.

DIA: 10/12/2015

ENDEREÇO: AV. MARECHAL RONDON, S/N, CARANAZAL.

HORÁRIO: DAS 9H ÀS 18H

Obs. O deslocamento é de responsabilidade de cada cursista.

A Coordenação

26ago/15

Suspensão das Atividades do Curso

A coordenação do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social comunica a suspensão de TODAS as suas atividades do curso em TODOS os polos até que os problemas ligados à liberação de recursos por parte do Ministério da Educação (MEC) sejam resolvidos.   A liberação dos recursos está prevista para setembro. Cursistas e tutores fiquem atentos, assim que esse problema for resolvido a coordenação do curso informará um novo cronograma de atividades.

18ago/15

Nota de cancelamento das atividades iniciais nos polos de Santarém, Itaituba e Altamira

A Coordenação do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social informa que as atividades que estavam programadas para os acontecer no mês de agosto nos polos de Santarém, Itaituba e Altamira estão suspensas, pois não há verbas para o deslocamento da equipe, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) ainda não liberou o custeio do curso o que deve acontecer somente em setembro.

Cursistas desses pólos, fiquem atentos e aguardem a divulgação das novas datas.

18ago/15

Informações sobre aula inaugural em Melgaço

A Coordenação do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social informa que a aula inaugural do polo Melgaço será no dia 21 de agosto, no período da tarde, na escola José Maria Rodrigues Viegas Junior, conhecida como Juninho, localizada na rua Wilson Ribeiro, no centro.

No dia 21, pela manhã, acontece a confirmação das matrículas. Já no dia 22, também pela manhã, acontece o treinamento na plataforma moodle.

14ago/15

A educação e sua relação com a pobreza e desigualdade social na Amazônia

Debates sobre o papel do educador em contextos desfavorecidos marcaram a aula inaugural da Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

A mesa de abertura do curso contou com a presença da professora Dalva Valente, representando a diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), professora Eliana Felipe; do coordenador adjunto da especialização em Educação,  Pobreza e Desigualdade Social, professor Rosemildo Santos Lima; da supervisora pedagógica do curso,  professora Aline da Paixão Furtado; do professor pesquisador Adalberto Portilho Costa; do  professor formador Milvio da Silva Ribeiro; do professor formador Rosivan Alves Nilander.

 “Voltar para o mundo acadêmico em um curso que tem significado ímpar é um privilégio e eu gostaria de dizer que o ICED disponibiliza seus espaços para vocês viverem a Universidade”, afirmou a professora Dalva Valente.

Para o professor pesquisador Adalberto Portilho iniciar a especialização não foi um processo fácil, por isso, perceber o interesse dos cursistas em aprender e construir conhecimento sobre a temática educação, pobreza e desigualdade social é uma realidade que anima a equipe organizadora do curso e demonstra que é possível discutir essas questões a partir de uma perspectiva do processo educativo como forma de mudança.

Após a mesa de abertura o professor formador Milvio da Silva Ribeiro ministrou a palestra Educação, Pobreza e Desigualdade Social, apresentando os principais aspectos do projeto político pedagógico do curso.

Coordenado pela professora Dra. Marilena Loureiro, o curso trata das relações entre educação, pobreza e desigualdade social e visa promover reflexões e discussões sobre as vivências em circunstâncias de pobreza e extrema pobreza, bem como em relações sociais e políticas injustas.

Organização – O curso é ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) do ICED, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) através da Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

13ago/15

Nota de cancelamento das atividades de amanhã

A Coordenação do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social informa que as atividades que estavam programadas para amanhã, 14/08, no pólo Belém, foram canceladas.

O treinamento para a utilização da plataforma moodle acontecerá em cada pólo em datas que serão divulgadas. Já o módulo introdutório da Especialização, intitulado Pobreza, Desigualdades e Educação que será ministrado pela coordenadora do curso e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA), professora Dra. Marilena Loureiro, foi adiado, pois a professora encontra-se doente.

Aguardem as atualizações sobre essas atividades.

12ago/15

UFPA realiza aula inaugural da especialização em “Educação, Pobreza e Desigualdade Social”

Acontece no dia 13 de agosto, às 14 horas, no auditório do bloco B do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA), a aula inaugural da especialização em “Educação, Pobreza e Desigualdade Social”. O curso é ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) do ICED, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) através da Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Coordenado pela professora Dra. Marilena Loureiro, o curso irá tratar das relações entre educação, pobreza e desigualdade social e visa promover reflexões e discussões sobre as vivências em circunstâncias de pobreza e extrema pobreza, bem como em relações sociais e políticas injustas.

Foram ofertadas 400 vagas distribuídas por oito municípios polos no Estado do Pará, são eles: Abaetetuba, Altamira, Belém, Castanhal, Itaituba, Marabá, Melgaço e Santarém. O curso é direcionado para professores da educação básica, educadores, profissionais das demais áreas e líderes da sociedade civil que atuem em conselhos de políticas públicas.

Metodologia – As atividades presenciais serão realizadas no início de cada módulo e as à distância serão realizadas semanalmente no ambiente virtual de aprendizagem. O curso terá a duração de 18 meses e sua carga horária estará distribuída em 60 horas nos encontros presenciais e 300 horas que compõem as atividades à distância e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A UFPA e as prefeituras de cada cidade polo disponibilizarão aos estudantes a infraestrutura técnica para as atividades presenciais. Essa estrutura servirá como base de apoio para os estudos durante toda a especialização.

Para o coordenador adjunto do curso, o professor Rosemildo Lima, a iniciativa é importante, pois a especialização “é uma ação voltada à formação continuada de profissionais que atuam na educação básica ou em políticas sociais que trabalham diretamente envolvidos em contextos em que a educação se depara com a desigualdade social e a pobreza. Trazer esse tipo de realidade para dentro da academia é uma chance ímpar de entender melhor tais situações e de contribuir com trabalhos voltados para essa temática”, explica.

Serviço: Aula inaugural da especialização em “Educação, Pobreza e Desigualdade Social” dia 13 de agosto, às 14 horas, no auditório do bloco B do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Texto: Lucila Vilar

06ago/15

Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social divulga o cronograma das atividades iniciais do curso

Hoje, dia 6 de agosto, a coordenação do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social da Universidade Federa do Pará (UFPA) torna público o cronograma de suas atividades iniciais (http://www.epds.ufpa.br/wp-content/uploads/2015/08/Cronograma-Aula-Inaugural.pdf) e também disponibiliza a relação de documentos necessários para a realização da matrícula.

Cronograma das atividades – Os polos de Abaetetuba, Belém e Castanhal farão, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), bloco B, nos dias 13 e 14 de agosto quatro atividades. No dia 13, de 8h às 12h, acontece a matrícula dos cursistas. No período da tarde, de 14h às 18h, a aula inaugural.

No dia 14 de agosto, de 8h às 12h , será realizado o treinamento para a utilização da plataforma moodle e no período da tarde, de 14h às 18h, terá início  o módulo introdutório da Especialização, intitulado Pobreza, Desigualdades e Educação que será ministrado pela coordenadora do curso e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA), professora Dra. Marilena Loureiro.

As atividades nas cidades de Altamira e Melgaço serão realizadas em cada polo, com local que será definido, nos dias 20 e 21 de agosto.

Em Marabá, Santarém e  Itaituba as ações acontecem nos dias 27 e 28 de agosto, nos polos de Marabá e Santarém.

No ato da matrícula o cursista deve apresentar:

  • Ficha de Matrícula, devidamente preenchida e assinada, com foto. (Disponível aqui http://www.epds.ufpa.br/wp-content/uploads/2015/08/FICHA-DE-MATRÍCULA-EPDS.pdf)
  • Documentos Pessoais (Originais e Cópias legíveis frente e verso– Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, Comprovante de Residência, para homens Carteira de Reservista)
  • Original e Cópia do Diploma de graduação frente e verso
  • Original e Cópia do histórico escolar de graduação, frente e verso
  • Declaração comprobatória do exercício da função, emitido pela instituição ao qual está vinculado
  • Declaração de Disponibilidade devidamente assinada (anexo IV do edital de seleção).

OBS: O não comparecimento, sem justificativa comprovada, no ato da matrícula implicará na eliminação do candidato selecionado e imediata convocação de candidato constante no cadastro de reserva.